Apresentamos mais uma peça da coleção de obras de arte da CowParade, Moondrian!
A empresa: CowParade. é o maior e mais bem sucedido evento público de arte do mundo.
Foi criado em 1999 nos EUA. Desde então já passou por diversos países, como Inglaterra, Japão, Rússia, Irlanda, República Checa, México, Brasil, Argentina, França, África do Sul, Itália, Turquia, Espanha, Perú, China, Austrália e Panamá.
O animal escolhido para criar o evento público de arte foi a vaca porque é um animal conhecido e agradável em todo o mundo. CowParade diz que a vaca faz coisas boas ao ser humano, traz alegria, é amigável e tem uma personalidade divertida.
Os artistas que inserem as palavras em inglês "cow" (vaca) e "moo" (som que a vaca emite) nos nomes das vacas que criam recebem um bônus especial! Alguns exemplos de vacas com os nomes com esse trocadilho são “Holy Cow”, “Mootisse”, “Lady Cowdiva”, “Picowsso”, “Moosicowly Speaking” e “Moozart”. A vaca é feita de fibra de vidro ou cerâmica, sua forma tridimensional possibilita o artista explorar os seus limites de criação.
Os artistas que criam as vacas para a CowParade são escolhidos através de uma competição organizada em cada local onde será realizada uma nova exposição. Essa competição é chamada de "Call to Artists".
Dentre as pessoas que criaram vacas para a CowParade estão artistas, arquitetos e designers.
A exposição acontece todo ano, cada vez em uma cidade diferente do mundo. São vacas em tamanho real, espalhadas pela cidade. Podem ser encontradas em locais ao ar livre ou fechados. Mas sempre com acesso fácil à população.
Algumas vacas das exposições são escolhidas para serem replicadas em escala bem menor do que a real e em quantidades limitadas. São três diferentes escalas, cada uma faz parte de uma marca dentro do CowParade, dentre elas estão a Museum Edition (grande - 20cm de altura), The Collection (média - 15cm de altura) e Mini Moos (pequena - 7cm de altura).
O produto: Moondrian (2000). Foi criada pelo artista Jon Eastman. Ela fez parte da CowParade de Nova York do ano de 2000.
A inspiração dessa miniaura da CowParade foi a obra de arte "Composition with red, blue and yellow" do artista holandês Pieter Cornelis Mondrian*. O nome da obra é uma brincadeira com o som que a vaca faz (moo) e o sobrenome do artista holandês (Mondrian).
Dimensões: 15,24 x 11,43cm (L x H).
Material: Resina.
Para adquirir a peça de edição limitada, acesse o link abaixo:
Assista esse breve video que mostra a transformação da vida artística de Mondrian:
*Pieter Cornelis Mondrian (1872-1944), artista holandês. Desde adolescente interessou-se pela a pintura artística, para realizar o seu sonho precisou infrentar a família que era muito religiosa e via a arte como pecado. O seu início na carreira de artista foi como professor, mas insatisfeito decidiu dedicar-se 100% a pintura. O início de sua carreira foi muito influenciada pelo movimento impressionista e naturalista. Nessa fase criou as obras "Árvores ao andar" e "O Moinho Vermelho". A visita à uma exposição de arte do movimento cubista em Amsterdan influenciou muito para onde a sua carreira como pintor iria caminhar. Poucos anos mais tarde juntou-se a outros artistas para criar a revista De Stijl, essa revista teve início para expor o movimento que estava surgindo na época, o movimento Neoplasticismo[Esse movimento defende uma limpeza na pintura, para isso as cores utilizadas nas obras desse movimento foram as cores primárias (vermelho, azul e amarelo), além das cores que representam a ausência da luz (preto) e a presença da luz (branco). Esse moviemento da arte foi essencial para a arquitetura moderna]. Suas obras tiveram grande influencia pelo pensamento teosófico (Movimento que alega ter resolvido o conflito entre a espiritualidade e a cinência, esse conflito que foi evidenciado pelas teorias da evolução de Darwin). Mondriandestacou-se pelas suas obras abstratas geométricas, principalmente pelos formatos retangulares. A obra que mais marcou a sua carreira foi a "Composition with red, blue and yellow", é uma composição deretângulos e quadrados traçados com linhas pretas, sendo alguns preenchidos pelas cores primárias azul, vermelho e amarelo. Para Mondrian essas cores eram as cores elementares do Universo.
Conheça a obra "Composition with red, blue and yellow":
1921
1930
Seguem fotografias de alguns produtos que foram inspirados na obra de arte que marcou a carreira do artista:
Armário
Bolo
Bolsa Lego
Bolsa
Cadeira Ant (1955) do arquiteto Arne Jacobsen
Carro
Cinzeiro
Copo
Lego
Mesa lateral
Vestido/tênis/sandália/biquini
Óculos de sol
Revestimento - pastilhas
Revestimentos - azulejos
Sapato
Tênis Nike
Tênis
Vaso
Vestido Yves Saint Laurent (1965)
Cadeira Vermelha e Azul (1917) do arquiteto Gerrit Rietveld
Nenhum comentário:
Postar um comentário